30 de out. de 2009

O discurso

"Bom, eu tenho que assumir que no vestibular eu prestei Medicina Veterinária, Biomedicina, Biologia Marinha e, por insistência do meu pai, Medicina. Acho que minha vontade de conhecer o ser vivo não imaginava que eu fosse me apaixonar pelo SER HUMANO. Pelas suas doenças, suas vontades, seus sintomas e seus medos, eu me apaixonei pelo SER HUMANO por inteiro! E nestes seis anos eu aprendi mais que uma profissão, eu aprendi um estado de espírito, um sacerdócio. Aprendi bem mais que antibióticos e aquele quadro “arrastaaaaado”, insidioso, de febre baixa da pneumonia atípica na infância, eu aprendi a ouvir, a ter calma, paciência, um pouquinho... que quando a gente gosta do que faz, o tempo passa devagar, tenha você 60, 10 ou 3 anos de formado! Que tão importante quanto aquele pré-natal de alto risco, é o riso, a compreensão e a alegria de estar ali, auxiliando sua paciente ou falando pela 3 vez sobre bacia com seus alunos. Infecto e histórias de vida no Emílio Ribas, suturas, drenagens e apendicectomias, às 2 da tarde e 2 da manhã. A educação, o respeito, a postura e a ética médica, que só se aprende com exemplos. A dedicação de quem opera um timoma pela 4 vez e suporta em si as expectativas de uma vida inteira pela frente. O carinho ao paciente que lhe dá toda aquela atenção, mesmo não entendendo direito o que você diz, nem o que você escreve e sabendo que você é um pneumologista que fuma. É mais que uma profissão, é credibilidade, é força e esperança a cada 5 minutos no pronto-socorro, é suportar uma cirurgia de 12 horas, é cuidar de um infarto, de uma depressão e de um piti! É chorar pelos amigos que foram e recepcionar os que estão chegando. É passar um intra-cath, um stent aqui, outro ali, é passar visita depois de 24 horas no ar! É uma prova de resistência, que graças a todos vocês que estão aqui e também pelos que não estão, eu pretendo ganhar.

Fico pensando que se eu entrasse na sala errada, não sei, numa turma de direito, eu teria me formado advogada ano passado. Agradeço todos os dias por ter entrado na sala certa, ter conhecido pessoas maravilhosas como vocês, meus mestres, e poder levar para sempre essa lição de vida que eu aprendi em tão pouco tempo.

Nunca será suficiente, mesmo assim, Obrigada!"

Um comentário:

Luciana. disse...

Parabéns gata! Agora assim começa o caminho, força e coragem eu sei q tem. =)
Naõ podia ser outra pessoa pra fazer o discurso né...rs
Beijos